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Posso desistir de compra em até quantos dias?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao consumidor o direito de desistir de compra, mesmo após a realização. Esse direito, conhecido como direito ao arrependimento, está previsto no artigo 49 do CDC e visa proteger o consumidor em situações nas quais a decisão de compra é tomada em um ambiente que não propicia a devida reflexão.

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Quais são os prazos para a devolução do valor pago?

O direito ao arrependimento é a possibilidade que o consumidor tem de desistir de compra realizada fora do estabelecimento comercial, como por telefone, internet ou em domicílio. Esse prazo para desistir é de 7 dias a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço.

A principal razão para a existência desse direito é proteger o consumidor de compras impulsivas ou mal informadas. Ao realizar uma compra em um ambiente virtual ou em domicílio, o consumidor pode se sentir pressionado a adquirir um produto ou serviço sem ter tempo suficiente para analisar todas as informações relevantes.

Para exercer o direito ao arrependimento, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor e comunicar a sua decisão de cancelar a compra. É importante que essa comunicação seja feita por escrito, para que haja comprovação da solicitação.

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Quais são os prazos para a devolução do valor pago?

O fornecedor tem o prazo de 30 dias para devolver o valor pago pelo consumidor, de acordo com a modalidade de pagamento utilizada. A devolução do valor deve considerar a correção monetária, ou seja, a atualização do valor original por índices que refletem a inflação.

Em geral, todos os produtos e serviços adquiridos fora do estabelecimento comercial se enquadram no direito ao arrependimento. No entanto, a lei prevê algumas exceções, como produtos personalizados ou serviços já iniciados.

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Quais são os direitos do consumidor em caso de não atendimento?

Caso o fornecedor se negue a atender à solicitação de cancelamento da compra, o consumidor pode procurar os órgãos de defesa do consumidor para registrar uma reclamação. Além disso, o consumidor pode ingressar com uma ação judicial para exigir o cumprimento do seu direito.

O direito ao arrependimento protege os consumidores de práticas abusivas e garante decisões de compra mais conscientes e informadas. Ao conhecer seus direitos, o consumidor pode exercer o seu poder de escolha e garantir a sua satisfação com as compras realizadas.

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