No momento, você está visualizando Preciso reajustar os salários dos empregados anualmente?

Preciso reajustar os salários dos empregados anualmente?

Alguns empresários estão na dúvida se precisam reajustar os salários de todos os meus empregados anualmente ou não.

No dia 12/12/2022 foi publicada a MP 1.143/2022 que aumentou o salário mínimo para R$1.302,00 a partir de janeiro de 2023.

Portanto, a resposta é DEPENDE! Depende porque o empregador precisa analisar algumas situações antes de conceder o reajuste.

Se o empregado recebe o salário mínimo, então precisa reajustar porque o empregador não pode pagar menos que o salário mínimo nacional ou regional.

Saiba mais: Sábado é dia útil para pagamento de salário?

Alguns Estados possuem salário mínimo próprio, como é o caso do Estado do Paraná que é de R$1.804,30 dependendo da categoria profissional.

Já para os empregados que recebem o piso salarial da categoria profissional, o reajuste deve acompanhar a data-base. O piso da categoria é o salário previsto em  norma coletiva, convenção coletiva do trabalho ou acordo coletivo do trabalho. A data-base é o mês de reajuste salarial previsto na norma coletiva.

Por exemplo, a data-base do Sindicato dos Empregados do Comércio do Estado do Tocantins (SECETO) é em novembro.

Por fim, o salário será reajustado pelo índice INPC aos que recebem acima do mínimo nacional e que não possuem previsão em norma coletiva. A lei 7.238/1984 prevê que:

Art 1º – O valor monetário dos salários será corrigido semestralmente, de acordo com Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, variando o fator de aplicação na forma desta Lei.

Conclusão.

Portanto, o empregador deverá reajustar os salários de todos trabalhadores. Evidente que cada situação deve ser analisada para que não haja o reajuste em quantia menor ou maior do que a devida. Atenção ao reajuste e não acumule passivo trabalhista!

Com alguma dúvida?
Fale com um Especialista